sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ARTE E TESOURO



ANIMAÇÃO EM ANGOLA




Em toda história da animação nacional foram lançados nenhum filme. Não existe história ainda. Nada comparado com a produção dos reis dos desenhos animados. Nos EUA, são feitas 40 obras por ano ou mais e rendem milhões de dólares.

Talvez eles produzem mais por lá, porque são mais valorizados do que aqui! Há ainda quem diria que lá são mais rentáveis do que aqui. E deste raciocínio eu discordaria logo no primeiro instante.
Angola já tem grandes desenhadores, embora muitos ainda permanecem no anonimato. Creio eu que, se o governo empresário ou outros órgão privados competentes dessem uma atenção "palpável" a estes criadores e investissem mais em animações Muangolés, não precisaríamos comprar desenhos ocidentais e seriamos nós mesmos criar os nossos próprios filmes para nós e os exportávamos ainda para outros países divulgando assim os nossos títulos e a nossa cultura. Obviamente isto geraria mais empregos, mais rendimentos para o nosso país e, porque não, mais visibilidade e prestigio.
Isto é apenas um reparo que faço pois tenho fé que dentro em breve os nossos títulos serão vistos bem alto quanto alguns como o "Corcunda de Notre Dame", "Panda Kung Fu"... e outros bem visíveis no mundo inteiro.